Positivo – Modelo 5
A escola precisa ter um bom relacionamento com a comunidade e fazer com que ela participe da vida escolar é bastante salutar.
Esse envolvimento é, por diversas vezes, determinante no anda mento de vários processos pedagógicos e administrativos. Segundo Vygotsky¹, “a educação escolar poderia ser considerada como um meio poderoso de reforço do desenvolvimento natural,...” (2010 pgs. 33/34). O mais importante é a integração da equipe escolar que deve funcionar em consonância, integrada para que o crescimento seja horizontal.
Negativo – Modelo 2
O problema de uma equipe onde todos podem tomar decisões é que haja diálogo entre as equipes para que tenham um pensamento básico que defina a posição da instituição. Do contrário, cada um toma um caminho diferente e um caos pode se instalar. E isso pode refletir no aluno. Freire se preocupava com essas ideias. De acordo com ele², “a política de clientela, mandonismo exacerbado dos poderosos, a prática do assistencialismo, a ausência do diálogo, a passividade do homem comum que não participava ativamente na organização da vida coletiva, estas inúmeras expressões persistentes da atmosfera cultural das etapas anteriores davam forma à ‘inexperiência democrática’ da população brasileira”. (2010, pgs. 33/34)
1 Vygotsky, Lev Semionovich. Coleção Educadores. MEC, 2010.
2 Freire, Paulo. Coleção Educadores. MEC, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário